segunda-feira, 1 de agosto de 2011



Devocional.




Domínio Próprio.




O Domínio próprio funciona como um grande imã que atrai boa parte dos outros frutos, se você tiver o dominio prórpio, terá muito mais facilidade de alcançar mansidão , paciência, fidelidade , bondade, etc. 
Uma pessoa que tem domínio sobre sí sofre tentações como todo mundo, a diferença está na reação dela diante de tais situações; pode sentir-se atraída pela tentação, porém consegue dominar-se, fazendo com que não se submeta à ela.


A fidelidade que falamos a pouco , não é consequência somente de uma atitude de amor ou de honestidade, tem muito a ver com o domínio próprio; por exemplo: um homem casado, que ama sua esposa e filhos não está isento de sentir-se atraido por uma linda mulher que derrepente venha assediá-lo, isso é normal, a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne, a carne vai querer, o Espirito vai rejeitar, e cabe a esse homem dominar-se, confessar a tentação para alguém de confiança e vencer tal tentação, mantendo-se fiel à Deus e à sua esposa. 


A fidelidade de Jesus quando foi tentado no deserto por satanás está diretamente relacionada com o seu dominio prórpio; é claro que ele derrotou satanás pela palavra, porém o domínio que Jesus tinha sobre sí e sobre suas vontades era muito sobressalente, vejo muitas pessoas que conhecem a palavra de uma forma admirável mais ainda são constantemente vencidos por tentações diversas; em hipótese alguma estou negando o poder da palavra, estou dizendo que para vencer pecados e tentações não basta somente conhecer a palavra , é preciso agir conforme a palavra.


Cheguei a conclusão que a maioria das brigas entre casais não são por falta de amor, compreensão ou fidelidade, e sim por falta de domínio próprio; percebo que quando as pessoas passam a se auto-dominarem, discussões que antes eram constantes, passam a ficar extintas; quer um exemplo? Te dou dois:  a esposa que tem compulsão em comprar, usa todo o limite do cheque especial ,"estoura" todo mês o cartão de crédito e gasta muito mais do que a renda familiar, trazendo um enorme desconforto para o marido e filhos; infelizmente acompanhei casos de separação por causa disso. 


Outro exemplo é o homem que não domina sua brutalidade e grosseria, descontando seus problemas e fracassos na família; conseguindo transformar o lar, que um lugar de delícias, em um ambiente desconfortável e triste. Veja bem, coisas assim não tem nada à ver com amor ou fidelidade, te à ver com nosso temperamento que precisa ser controlado e dominado, caso ao contrário, afastamos muitas pessoas que nos ama e que amamos por falta disso.


O domínio próprio nos torna pessoas mais felizes, e consequentemente fazem as pessoas que nos cercam mais felizes também; eu acredito plenamente que o exercício de nos auto-dominarmos faz com que tornemo-nos mais excelentes em Deus; pra mim, ele é um conector da ação da cruz em nós.


O domínio próprio nos faz morrer pra nós mesmos, faz -nos agir de forma correta e não da forma que queremos agir, faz -nos pensar mais no bem estar dos outros do que no nosso, nos torna mais servos , mais mansos , mais humildes , mais pacientes, fiéis, enfim, nos torna mais parecido com o tipo de pessoa a quem Deus está procurando.




Miss. Márcio Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário